sábado, 10 de outubro de 2009

Fela Day - Rio de Janeiro

.
.
Fela Day - Cabo Frio - 14.10
Casa dos 500 Anos


.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Fela Day - Rio de Janeiro
Café Cultural Casa de Jorge – Lapa


.

ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO!


Dia 15 de outubro marca o FELA DAY, evento mundial que celebra o nascimento e a figura do nigeriano Fela Kuti, o gênio criador do afrobeat!

Na data, várias cidades espalhadas pelo mundo lembrarão do músico e ativista político panafricanista!. E não podendo ficar de fora das comemorações, o Rio de Janeiro faz a sua homenagem ao Black President na festa CANJA CARIOCA, que completou dez anos, este ano! Exatamente no 15 de outubro, próxima 5ª feira, no Café Cultural Casa de Jorge, na Lapa! Nela, rolará o FELA DAY carioca, com atrações à altura da celebração!

Marcam presença os DJs da MAKULA (Gustavo Benjão, Lucio Branco e Zé McGill) e da QUINTESSENTIAL GROOVES (Zebu e Zahle) que tocarão só afrobeat, tanto o repertório do síndico da KALAKUTA REPUBLIC como o dos seus asseclas da época (Tony Allen, Dele Sosimi etc) e os atuais (seus filhos Femi e Seun Kuti, Antibalas, NOMO, Akoya etc)!

E, agora, mais ATENÇÃO ainda: rolará um show de covers de Fela Kuti realizado por uma banda formada especialmente para o evento, já devidamente intitulada de FELA DAY e composta pelos melhores músicos que curtem e tocam afrobeat no Rio! Ei-los: Donatinho (tecladista do Paraphernalia, Vanessa da Matta e Gruva [de afrobeat com ritmos brasileiros]); Thomas Harres(baterista da Fidjus de Cabo Verde); Vitor Gottardi, Pedro Dantas e Claudio Fantinato(respectivamente guitarrista, baixista e percussionista do Sobrado 112), Fabio Lima (saxofonista do Ordinário Groove e Binário), Leandro Joaquim (trompetista do Paraphernalia e Sobrado 112), Maurício Chiari (percussionista do Songoroncosongo) e Alexandre Garnizé(referencial percussionista pernambucano radicado no Rio).

Seguindo a tradição da CANJA CARIOCA, antes e depois do show, e, no intervalo entre algumas das músicas tocadas pelos DJs, rápidas performances musicais e dançantes de apelo afro de bandas e artistas como Orquestra Voadora, Local, Aleh etc ocorrerão no palco e na pista daCasa de Jorge, e sempre apresentadas pelo produtor e mestre-de-cerimônias da festa, Ricardo Moreno! E, para completar a homenagem, serão projetados filmes como Music is the Weapon (documentário biográfico de Fela) e várias imagens de shows do inventor e mestre supremo do afrobeat!

Em suma: será um evento absolutamente inédito e histórico! Portanto, enviem seus respectivos nomes e sobrenomes e os dos seus amigos para feladayrio@gmail.com para entrarem na lista amiga a R$10,00 sem limite de horário! A Rádio Gruta (www.radiogruta.com), onde rola toda 5ª o programa MAKULA, das 17hs às 19hs, transmitirá o evento ao vivo, em áudio e vídeo, conferindo a legitimidade universal que a celebração do FELA DAY exige!

AFROBEAT NO GO DIE!

FELA VIVE!


FICHA

5ª feira, 15 de outubro
Café Cultural Casa de Jorge
(Rua do Rezende, 26 – Lapa)
Tel. 2252-5391/2222-2972
R$15,00
A partir das 22hs
...................................

"Nelson, sou o Lucio Branco, da festa MAKULA (100% África), aqui do Rio de Janeiro, estou meio na pressa agora e vou conversar melhor c/ vc ainda hj, OK? Aqui vão o e-flyer e a nossa chamada! Brigadão! Abs. Lucio."

- Lucio, foi com grande parazer que encontrei a divulgação desse belo evento no Blog Afro-Coporeidadade da Denise Guerra, que foi muito gentil, respondendo logo meu e-mail e colocando-me em cotato com você imediatamente. agradeço aos dois pela rapidez e confiança. Com certeza é muito bom somarmos nossas convicções esratégias nesa frente. Tamo junto nessa!
Neson Maca - Blackitude: Vozes Negras da Bahia
.

Um comentário:

  1. A gente aqui é q. agradece, Nelson! O mestre Fela merece muito mais q. isso! A MAKULA, assim como as outras atrações envolvidas no FELA DAY carioca, atenderam de pronto ao apelo dessa data já fadada à História! Vamos juntar forças sempre em prol da valorização e da memória do q. realmente tem força e permanência na cultura afro! E, no caso presente, até mais: resgatar um artista q. tem uma das obras musicais e um dos legados políticos mais importantes q. há e q. sofre a injustiça de não ser devidamente conhecido aqui no Brasil!
    Fela vive!
    Muito obrigado e abs a todos envolvidos no FELA DAY onde quer q. seja no mundo!
    Abs.
    Lucio.

    ResponderExcluir